

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) participou, recentemente, do 9º Congresso Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), um dos mais importantes eventos técnicos do setor no país. A presença da equipe piauiense reafirma o compromisso da instituição com a atualização profissional, a troca de experiências e o aperfeiçoamento das ações de defesa agropecuária desenvolvidas no estado.
Representaram a Adapi no evento o gerente de Defesa Vegetal, Ozael Valério; o coordenador de Defesa Vegetal, Jabes Costa; o coordenador de Controle de Agrotóxicos, Olavo Vieira; o coordenador da Unidade de Sanidade Agropecuária (USAV) de Picos, Esdra Alencar; e o fiscal estadual agropecuário Wellamy Vargas.

Durante a programação, os representantes da Agência acompanharam discussões realizadas no Encontro Nacional de Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), no Encontro Nacional de Sanidade Vegetal (Ensave) e nas reuniões do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). Entre os temas abordados estiveram a implementação da Lei nº 14.785/2023, a rastreabilidade de agrotóxicos, a fiscalização do receituário agronômico, as tecnologias de aplicação, o controle de pragas quarentenárias, a prevenção de doenças vegetais, a regulamentação e a fiscalização de bioinsumos, além de boas práticas voltadas à segurança fitossanitária e à proteção dos polinizadores.
A participação da delegação piauiense contribui para o aprimoramento das políticas públicas de defesa sanitária vegetal, promovendo maior integração entre os órgãos estaduais e federais e ampliando a eficiência das ações de fiscalização, vigilância fitossanitária e controle de agrotóxicos executadas pela Adapi em benefício da agricultura e da população piauiense.

A Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA) é um evento técnico de caráter multidisciplinar e interinstitucional consolidado como fórum de ampla discussão da defesa agropecuária, no qual se compartilham conhecimentos e responsabilidades que contribuam com a segurança nacional, principalmente no que diz respeito a normas e procedimentos da agropecuária brasileira. Em 2026 contou com aproximadamente 1600 participantes de todo o Brasil. A próxima edição do congresso será realizada no Ceará, em 2028.
Além do CNDA, a programação contempla a realização do Encontro Nacional de Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), do Encontro Nacional sobre Sementes e Mudas (Enasem) e do Encontro Nacional de Sanidade Vegetal (Ensave), promovendo a integração entre diferentes áreas da defesa agropecuária e incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios do setor.

Mín. 22° Máx. 35°





